Charlie Santos (Variedades)


UM ESPAÇO PARA QUEM GOSTA DE COISAS DO SÉCULO PASSADO... DE AMIGOS... DA BOA MÚSICA POP DOS ANOS 50/60... e de outras coisas mais... R E S U M I N D O : "Para quem gosta de ser feliz !!!!

Páginas

sábado, 20 de março de 2010

Lendas do Pop Rock - FATS DOMINO


FATS DOMINO

Antoine Dominique “Fats” Domino nasceu em 26.02.28, na cidade de New Orleans (Louisiana – EUA).
Foi o mais bem sucedido cantor Afro-Americano dos anos 50, e muitos críticos especialistas afirmam que o “rock “n roll” nasceu em 1950 com o seu primeiro grande sucesso, “Fat Man”.
Cantor, compositor e pianista, iniciou carreira em 1949 interpretando R & B, passando a ser um freqüentador assíduo das paradas de sucesso daquele estilo. Porém, só veio a ser reconhecido pelo público branco a partir de 1955 com “Ain’t that a shame” e, em seguida, com “Blueberry Hill” de 1956, que ocuparam posições de destaque na “Billboard”.
Foi destaque no mundo do “rock ‘n roll” somente ate 1962, tendo uma queda drástica nas paradas de sucesso também em função da Invasão Britânica. A partir daí optou por voltar às suas origens de jazz e blues, tornando-se um artista “cult” nestes gêneros, muito requisitado para apresentações “ao vivo”.
Seu estilo “boogie-woogie” de tocar piano influenciou muitos intérpretes de rock. “Paul McCartney” não nega que compôs “Lady Madonna” inspirado no toque de piano de “Fats Domino”.
A partir dos anos 80, Domino, já em confortável situação financeira, decidiu não mais sair de New Orleans, alegando não achar “a comida que gosta em nenhum outro lugar”, recusando, inclusive, apresentar-se no “Rock n’ Roll Hall of Fame “ e até na Casa Branca.
Lançou seu último álbum em 2006, “Alive n’ kickin’”,em benefício da Tiptina Foundation, fundação que apóia a herança musical de New Orleans, principalmente após o Furacão Katrina.

julho/2007 CASS

Nenhum comentário:

Postar um comentário